A receita de hoje é um bolo polonês maravilhoso. Esse bolo em forma de montanha com uma camada de creme no meio é popular em toda a Polônia. A singularidade da receita do bolo polonês dos Cárpatos é que a crosta é feita para imitar a forma das montanhas dos Cárpatos. Você também pode encontrar versões com frutas e amêndoas. Geralmente ele consiste em apenas duas camadas de massa e um recheio de creme de baunilha. Por fim, polvilhamos com açúcar e canela. Gostou da receita? Então junte todos os ingredientes e vem comigo. Aproveite, seja feliz!

Ingredientes

MASSA:

  • 100 ml de água
  • 100 ml de leite integral
  • 80 g de Manteiga
  • Pitada de Sal
  • 1 e 1/4 xicara de farinha de trigo peneirada
  • 4 ovos

CREME:

  • 4 ovos
  • 1 e 1/4 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de essencia de baunilha
  • 3/4 Xícara de farinha de Trigo
  • 500 ml de leite integral
  • 200 g de manteiga

CHANTILLY (Opcional, mas faz diferença!)

  • 300 g de nata
  • 50 g de chocolate branco derretido (fica menos doce) ou 3 colheres de sopa de açúcar ( fica mais docinho)

Como fazer

  1. Em uma panela fora do fogo adicione 100 ml de água, 100 ml de leite integral, 80 g de manteiga, e uma pitada de sal.
  2. Leve a panela ao fogo e adicione 1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo peneirada. Misture em fogo baixo. Quando virar uma massa firme, passe para um recipiente e deixe esfriar.
  3. Após esfriar, adicione 4 ovos, adicione 1 ovo por vez e vá misturando. Depois adicione 1 colher de chá de essência de baunilha. Mexa bem e depois divida a massa em duas partes iguais.
  4. Unte uma forma e coloque papel manteiga no fundo da forma. Despeje uma das partes da massa, espalhe mas não deixe liso. Leve ao forno pré-aquecido 180ºC de 20 a 25 minutos.
  5. Creme: Em uma panela fora do fogo adicione 2 ovos, e 1 e 1/4 de xícara de açúcar, misture com auxílio de um fouet. Adicione 1 colher chá de essência de baunilha. Misture!
  6. Adicione aos poucos 3/4 de xícara de farinha de trigo peneirada, continue misturando. Adicione aos poucos 500 ml de leite. Leve ao fogo e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre. Quando chegar ao ponto do creme, despeje em um recipiente para esfriar, reserve.
  7. Em um recipiente adicione 200 g de manteiga sem sal, bata com a batedeira até ficar cremoso, depois adicione aos poucos o creme que havia reservado.
  8. Use a borda da forma removível para montagem em um prato bem bonito, coloque uma das partes que assou no forno, espalhe o creme por cima. Reserve.
  9. Chantilly: Em um recipiente adicione 300 g de nata, 50 g de chocolate branco derretido. Bata com a batedeira em velocidade baixa. Não bata demais para não virar manteiga.
  10. Adicione esse chantilly por cima do creme, e tampe com a outra metade que assou no forno. Leve para gelar até que fique bem firme.
  11. Após gelar, finalize polvilhando açúcar e canela em pó por cima do bolo. E está pronto nosso bolo polonês maravilhoso. Aproveite, seja feliz!

Imagem: https://www.youtube.com/watch?v=bJO3LPbJ-G8]