Ovos Mexidos

Como fazer ovos mexidos

Os ovos mexidos provavelmente são um dos pratos mais clássicos que existem e provavelmente você os come desde criança.

A facilidade de preparo e saciedade que eles trazem são proporcional aos seus benefícios e nutrição.

Os ovos são considerados uma fonte “completa” de proteína, pois contêm todos os nove aminoácidos essenciais, aqueles que não podemos sintetizar em nosso corpo e que devemos obter com nossa dieta.

Pode parecer bobo um passo a passo para simples ovos mexidos, mas vale a pena.

Apesar de ser uma receita básica, algumas dicas são muito válidas e há grandes chances de você mudar o jeito de fazer seus ovos mexidos daqui em diante.

  • Não quebre os ovos diretamente na frigideira. Isso adiciona outro prato para limpar, mas é muito importante que você quebre os ovos em uma tigela e bata antes de colocá-los na frigideira. Além de evitar que um ovo podre estrague sua receita.
  • Use uma tigela e bata. Não use o garfo desta vez, acredite, use um batedor manual (fuet). Faz toda a diferença e é mais rápido. Uma batida bem feita elimina quaisquer manchas de gema e clara na mistura final. Mas o mais importante é que adiciona ar aos ovos, o que ajuda a torná-los fofos quando cozidos. Você deve bater os ovos agressivamente até que fiquem claros, espumosos, aerados e de cor uniforme.
  • A gordura. Coloque um pouco de manteiga na panela. Você não precisa de colheres, mas realmente precisa do suficiente para cobrir o fundo da frigideira e ajudar os ovos a se moverem sem grudar.
  • Preciso adicionar creme de leite ou leite? Não há necessidade. A manteiga e o modo correto de mexer já garantem ovos mexidos cremosos.
  • A frigideira. Você precisa de um antiaderente resistente. Isso é fundamental porque os ovos deslizam facilmente sem grudar na frigideira.
  • Use uma espátula de borracha. Sim! Uma espátula, não uma colher de pau. Uma espátula de borracha tem elasticidade e flexibilidade, para que você possa alcançar a curva de sua frigideira, o que permite obter uma boa mistura. Empurre lentamente os ovos de um lado para o outro, certificando-se de que todos os ovos crus toquem na frigideira. 
  • O calor. Comece em fogo médio para derreter a manteiga até formar uma espuma e, depois de adicionar os ovos, reduza o fogo para médio-baixo. Se a sua frigideira estiver muito quente, os ovos cozinham muito rápido, podem dourar e secar. Mas se o calor estiver muito baixo, nada vai acontecer! Suavemente e devagar é o caminho para belos ovos mexidos. (Faça isso quer esteja cozinhando dois ou dez ovos.)
  • Não faça nada por alguns segundos. Isso é uma questão de preferência, mas se você quiser grumos grandes e bonitos, as bordas dos ovos devem ficar ligeiramente firmes antes de começar a mexer. Se você mexer os ovos antes, a coalhada ficará menor.
  • Não cozinhe demais os ovos. Os ovos continuam cozinhando mesmo fora da frigideira, no prato. Portanto, remova-os do fogo quando parecerem um pouco mais úmidos do que você gostaria. Os ovos estarão prontos quando os pedaços estiverem firmes, não são mais líquidos, mas ainda brilham com um pouco de umidade.

O tipo de ovo e mistura de ingredientes

  • Os ovos. Este método funciona com qualquer tipo de ovo! Não se iluda pensando que você precisa de ovos orgânicos e super caros de uma galinha dourada. Dito isso, não há nada – nada – como ovos frescos caipiras da fazenda de alguém. Se você conseguir colocar as mãos em alguns deles, eles mudarão suas vidas.
  • Adicionando ingredientes. Adicionar certos ingredientes pode não apenas descolorir os ovos, mas também cozinhar os suplementos junto com os ovos pode cozinhá-los demais, tornando-os borrachudos, secos ou aguados Pré-cozinhe seus vegetais e carnes em uma panela separada. Adicione-os (junto com qualquer queijo ou ervas) no final, apenas o tempo suficiente para aquecê-los.

Ingredientes para receita de ovos mexidos

  • 4 ovos grandes
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • Pimenta preta, para servir
  • Ervas frescas picadas, para servir

Modo de preparo

  1. Em uma tigela média, bata agressivamente os ovos e sal até que a mistura fique uniforme em cor e textura, e esteja leve e espumosa, sem quaisquer linhas separadas de gema ou clara.
  2. Derreta a manteiga em uma pequena frigideira antiaderente em fogo médio, até que a manteiga cubra todo o fundo e comece a espumar.
  3. Adicione os ovos no centro da frigideira e reduza imediatamente o fogo para médio-baixo.
  4. Espere que as bordas mal comecem a endurecer e, com uma espátula de borracha, empurre os ovos de uma extremidade à outra da frigideira. Continue esse processo, pausando entre as batidas para permitir que o ovo cru se acomode na panela quente e cozinhe, empurrando suavemente o líquido para formar a coalhada. 
  5. Quando os ovos estiverem quase cozidos, com grandes dobras em formato de travesseiro, mas ainda parecendo bem úmidos, mexa os ovos lentamente algumas vezes, juntando-os.
  6. Retire do fogo quando os ovos ainda brilharem com um pouco de umidade.
  7. Transfira para pratos de servir. Finalize com um pouco de pimenta recém-moída e ervas frescas picadas. Ovos mexidos nunca foram tão saborosos! 

Dicas para ovos mexidos perfeitos

  1. Sempre bata bem os ovos numa tigela separada
  2. Quanto tempo para bater os ovos? É uma questão de preferência. Batidas leves produzem ovos mexidos mais densos. A batida vigorosa aera os ovos, resultando em coalhada mais leve e fofa.
  3. Evite ferro fundido. Ovos mexidos em uma frigideira de ferro fundido podem ficar com um tom esverdeado. Essa mudança de cor é inofensiva, mas desagradável, é o resultado de uma reação química entre o ferro na frigideira e o enxofre na clara do ovo.
  4. Não cozinhe demais. O calor retido na panela continuará a cozinhar e firmará os ovos depois que a panela for removida do fogo.

Por ovos mexidos são perfeitos para o café da manhã?

Você já comeu ovos pela manhã cedinho e ficou saciado até a hora do almoço?

E percebeu que quando a fome vem, ela vem de uma forma muito mais sucinta e menos desesperadora?

Você pode até atrasar ou pular o almoço e não seria o fim do mundo, não é mesmo?

Os ovos tem esse poder de nutrir e garantir grande saciedade.

Assim como demais alimentos pobres em carboidratos e ricos em nutrientes como a carne, seu consumo é muito bem aproveitado pelo organismo. Sendo inclusive um alimento perfeito para iniciar ou finalizar um jejum intermitente.

Uma introdução aos ovos

Tanto a clara quanto a gema de um ovo são ricas em nutrientes, incluindo proteínas, vitaminas e minerais. A gema também contém colesterol, vitaminas solúveis em gordura (como as vitaminas D e E) e ácidos graxos essenciais. Os ovos também são um ingrediente importante e versátil para cozinhar, já que sua composição química particular é literalmente a cola de muitas reações de cozimento importantes.

Desde a domesticação da galinha, as pessoas se divertem e se alimentam com ovos. Como um símbolo de fertilidade e renascimento de longa data, o ovo ocupou seu lugar na história religiosa e também na culinária. No cristianismo, o símbolo do ovo decorado tornou-se sinônimo de Páscoa. Existem muitos tipos diferentes de ovos disponíveis, os mais comumente criados são ovos de galinha, enquanto as opções mais gourmet incluem ovos de pato, ganso e codorna.

Destaques nutricionais

Os ovos são uma boa fonte de proteína barata e de alta qualidade. Mais da metade da proteína de um ovo é encontrada na clara do ovo, que também inclui vitamina B2 e quantidades menores de gordura do que a gema. Os ovos são fontes ricas em selênio, vitamina D, B6, B12 e minerais como zinco, ferro e cobre. A gema do ovo contém mais calorias e gordura do que a clara. São fonte de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e de lecitina, composto que possibilita a emulsificação em receitas como maionese.

Um ovo médio cozido contém:

  • 84 calorias
  • 8,3g de proteína
  • 5,7g de gordura
  • 1,6g de gordura saturada

Gostou dessa receita? Confira também nossa Receita de Ovos Cremosos com Alho Poró.

Deixe um comentário