Agora você vai aprender como fazer um pão de água sem sovar, que não vai ovos e nem leite.
O processo é simples, mexendo tudo numa vasilha com uma colher.
Faça o passo a passo e você com certeza terá um delicioso pão de água caseiro super fofo.
Uma parte muito importante para que o pão cresça e fique macio é deixá-lo crescer.
A água morna ativa os fungos do fermento e o açúcar os alimenta, mas isso só terá resultado se deixar a massa crescer em local fechado. Geralmente colocamos dentro do forno desligado.
Esse pão é muito econômico, com poucos ingredientes, você gasta pouco dinheiro, sendo uma ótima opção para conseguir uma renda extra.
Faça para sua família ou para vender e faturar, você terá sucesso garantido. Todos irão adorar seu pão de água caseiro.
Pão com casca fina e brilhante
Para deixar os pães com aquela casquinha fina e brilhante iguais aos da padaria é só passar uma calda de açúcar logo após retirar os pães do forno.
- Calda: dissolva duas colheres de açúcar em duas colheres de água.
- Passe nos pães ainda quentes e deixe secar. Eles ficarão mais saborosos e bonitos.
Enfim, esse pão de água é feito com ingredientes baratos, tem o processo simples e fica delicioso demais. Aproveite!
Ingredientes
- 2 copos de água (240 ml cada) total 480ml
- 3 colheres (de sopa) de açúcar
- 1 colher de fermento seco de pão 10 g (ou 30 g de fermento biológico fresco)
- 5 colheres (de sopa) de óleo
- 1 colherzinha de sal
- 4 copos e meio de farinha de trigo (ou 700 g) até 6 copos
Imagens: https://www.youtube.com/watch?v=gcUtT89xHo4&ab_channel=DaTerra
Como fazer pão de água sem sovar
- Em uma vasilha coloque os dois copos de água levemente amornada. Não pode ser muito quente, se não, não vai crescer. Agora adicione o açúcar e misture com uma colher até dissolver. Agora coloque o fermento e misture novamente.
- Agora adicione 5 colheres de óleo, uma colherzinha de sal e o primeiro copo de trigo. Use o mesmo tamanho de copo que utilizou para colocar a água. Misture bem. Coloque o 2º copo de trigo, misture bem e agora o 3 º copo, misture, a massa já vai ficar mais pesada.
- Adicione o 4º copo de trigo e continue mexendo com a colher mesmo, não precisa ser com as mãos. A massa precisa desgrudar do fundo da vasilha, então veja se precisa de mais trigo e já vai estar no ponto. A massa não fica grudenta por fora.
- Tampe a vasilha ou cubra com um pano de prato e deixe uns 20 minutos dentro do forno desligado. O tempo pode variar conforme o clima. Tenha certeza de que a massa cresceu, pelo menos um pouco;
- Unte a mão com óleo e mexa um pouco a massa para tirar um pouco do ar. Modele fazendo bolas do tamanho que desejar e vá colocando numa forma untada com óleo. Se começar a grudar nas mão use mais óleo não mão;
- Deixe crescer mais um pouco, por 25 minutos em local fechado. Vão estar encostados uns nos outros;
- Leve ao forno a 180 graus por 35 minutos. Se quiser mais douradinho, aumente a temperatura no final.
Calda para deixar a casca do pão fina e brilhante
- Faça uma caldinha de açúcar para passar por cima dos pães ainda quentes. Dissolva duas colheres de açúcar em duas colheres de água e deixe secar. Assim a casca fica bem macia e o pão mais saboroso e bonito.
- Desenforme, desgrude os pães e veja como estão lindos e fofos, parece até algodão! Agora é só saborear seu pão de água caseiro, sem sovar, sem ovos e sem leite. Aproveite!

Vou fazer agora espero que fique maravilhoso
Boa tarde…. Amei a receita.
Estou fazendo rsrsrs
Estou fazendo agora acabei de colocar pra descansar
Fiz a receita, só que 4 copos de farinha é pouco. Gastei 6 copos.
Eu fiz essa receita, mas tbm precisei bem mais farinha. Uns 6 copos.
Fiz espero que fique igual
Acabei de fazer espero que fique igual só que também pegou mais de 4 copos de farinha uns 6 copos.
Quero muito fazer acho que é uma delícia vou conceguir tomara que consiga
Faço pães para vender vai ser bom tomara que consiga fazer obrigada
Que maravilha! Você vai adorar essa receita, Cleonice. Esse é um ótimo pão para vender e lucrar, pois é mais prático de se fazer. Aproveite!
To fazendo
Eu fiz e foi a única receita que deu certo até hoje. Super amei. Realmente não precisa sovar. Cresce muito e fica fofinho
Vou fazer e depois conto.
Fiz o pão, só que 4 cópia de trigo é pouco, coloquei uns 6 copos.