Você não precisa usar o liquidificador, nem a batedeira. Não precisa bater as claras em neve. É um pudim perfeito que agrada quem faz e quem come.
Algumas pessoas preferem um pudim menos doce e não vêem necessidade da calda, então é só fazer sem, mas saiba untar a forma.
– 6 gemas – 1 lata de leite condensado (395 g) – 1 xícara de leite (240 ml) CALDA (opcional): – 1 xícara de açúcar – 1/2 xícara de água
Derreta o açúcar em uma panela para o fogo, mexendo sempre até todo o açúcar derreter bem. Adicione a água aos poucos, e mexa até ficar em ponto de calda;
Em um recipiente, peneire as 6 gemas, com cuidado. Não fique mexendo ou apertando, se não a película das gemas vai passar pela peneira. Raspe o lado de baixo da peneira para pegar o máximo de gemas.
Agora adicione o leite condensado. Mexa com uma colher, sem bater, até ficar bem incorporado nas gemas. Agora adicione leite aos poucos e vá mexendo até ficar bem homogêneo.
Despeje o conteúdo do pudim, passando por uma peneira, na forma caramelizada. Leve para assar em banho maria no forno a 200 graus por 1 hora. Cubra com papel alumínio se for utilizar forno elétrico, se for a gás, não precisa cobrir.
Leve para a geladeira por no mínimo 3 horas. Para desenformar, coloque a forma alguns segundos na boca do fogão aceso, vá passando a forma no fogo, para amolecer o caramelo e desligue. Depois coloque um prato ou travessa em cima da forma e vire.