Aprenda a fazer um pão caseiro fofinho e econômico que fica melhor do que pão de padaria. Com ingredientes simples, sem precisar sovar e sem sujar liquidificador — você faz tudo na mão, direto na vasilha. Essa receita rende 2 pães grandes e é perfeita para iniciantes.
Essa é a receita mais amada do AK Delicatessen, com mais de 270 comentários de leitores que fizeram e aprovaram. Se você nunca fez pão na vida, comece por essa — é impossível errar seguindo o passo a passo.
Por que o pão caseiro não cresce? Dicas para acertar sempre
O segredo do pão fofinho está na temperatura do leite e no tempo de descanso. O leite morno ativa o fermento biológico — se estiver frio demais, o fermento não funciona; se estiver quente demais, mata as leveduras e o pão fica solado.
O açúcar na receita não é para deixar o pão doce: ele serve de alimento para o fermento, fazendo a massa crescer mais. Se quiser um pão mais crocante por fora, substitua o leite por água morna.
Respeite os dois tempos de descanso (1 hora cada). Se o clima estiver frio, coloque a massa para crescer dentro do forno desligado com a luz acesa — o calorzinho da lâmpada é suficiente para ativar a fermentação.
Quanto tempo dura o pão caseiro?
O pão caseiro fofinho dura até 3 dias em temperatura ambiente, guardado em saco plástico bem fechado ou em um pote com tampa. Para durar mais, você pode congelar: embale cada pão em filme plástico e depois em saco para freezer. Dura até 3 meses congelado. Para consumir, deixe descongelar naturalmente ou aqueça no forno a 180°C por 10 minutos.
Variações dessa receita de pão caseiro fofinho
Essa massa é muito versátil. Você pode adaptar para fazer diferentes tipos de pão caseiro:
- Pão integral: Substitua metade da farinha de trigo (3,5 xícaras) por farinha de trigo integral.
- Pão de leite: Adicione 2 colheres de sopa de leite em pó à massa para um pão ainda mais macio.
- Pão recheado: Na hora de modelar, espalhe requeijão, presunto e queijo sobre a massa aberta antes de enrolar.
- Pão doce: Aumente o açúcar para 8 colheres e adicione 1 colher de chá de essência de baunilha.
- Mini pãezinhos: Divida a massa em 12 a 15 bolinhas em vez de 2 pães grandes. Reduza o tempo de forno para 20 minutos.
Perguntas frequentes sobre pão caseiro fofinho
Posso usar fermento biológico fresco no lugar do seco?
Sim! Use 30 g de fermento fresco no lugar de 10 g de fermento seco. Dissolva o fermento fresco no leite morno com uma colher de açúcar e espere 10 minutos até espumar antes de adicionar aos outros ingredientes.
Posso dobrar a receita?
Pode sim. Dobre todos os ingredientes proporcionalmente, incluindo o fermento. Você vai precisar de uma vasilha bem grande e o tempo de sova pode ser um pouco maior.
A massa ficou muito grudenta, o que faço?
Adicione farinha aos poucos, uma colher de sopa por vez. A massa deve ficar levemente úmida, mas sem grudar nas mãos. Evite adicionar farinha demais, senão o pão fica pesado e ressecado.
Posso fazer sem ovos?
Pode, mas a textura será diferente. Os ovos dão maciez e cor ao pão. Se precisar, substitua cada ovo por 3 colheres de sopa de água.
Posso fazer a massa no liquidificador ou batedeira?
Pode sim! Bata os ingredientes líquidos (ovos, leite, açúcar, manteiga, sal e fermento) no liquidificador por 2 minutos. Depois transfira para uma vasilha e vá adicionando a farinha aos poucos. Na batedeira, use o gancho de massas em velocidade baixa. Mas na mão fica igualmente bom e suja menos louça.
Qual a diferença entre fermento biológico seco e instantâneo?
O fermento seco precisa ser ativado em líquido morno antes de usar. O instantâneo pode ser misturado direto na farinha. Nesta receita, como batemos tudo no liquidificador com leite morno, ambos funcionam bem.
Eu fiz só q não deixei a massa cescer muito,ai enrrolei o pão e deixei por 1h e ele n cresceu o bastante, kkkkk mds eu só faço as coisas errada kkkkkkkk
Fiz o pão hoje e ficou maravilhoso ! Ótima receita 👏🏻👏🏻
Que beleza! Parabéns! Beijos! 😊
Simplesmente amei a receita do pão caseiro fofinho mesmo fiz hoje ficou maravilhoso amei a receita
Pr fermento fresco quanta quantidade…
Acho q d um dia pr o outro…
O pao ñ fica mt bom.
Eu fiz o pão e ficou MARAVILHOSO!
Que beleza Wânia! Um pãozinho caseiro é bom demais. Parabéns!
Meu primeiro pão vou fazer o teste depois volto para contar
Fiz a receita ficou divina, segui todas as etapas certinha, fiz dois pães um com recheio de presunto e queijo outro sem recheio. Super indico minha família adorou vou fazer novamente hoje.
Que ótimo Rejane! Amei saber que vocês adoraram. 👏👏👏 Obrigada pelo comentário!
Fiz a receita e ficou maravilhoso 😍
muito prático, econômico e saboroso.
obrigada por compartilhar essa maravilha,pena que nao consigo postar a foto.
Que Deus abençoe 🙏
Foi o primeiro pão que fiz na vida e deu muuuito certo! Que delícia massa super fofinha, achei auper fácil! Só achei que daria errado pq o leite não misturou mto bem com a manteiga parecia que tinha talhado kkk mas deu certo! Mto obrigada por compartilhar farei sempre essa receita 😃
Fiz o pão hj ficou maravilha fofinho.facil de fazer adorei.cresceu muito três pães grande
Uau! Que delícia é fofinho mesmo 👏
Uau! Que delícia é fofinho mesmo!