Não é difícil encontrar relatos de pessoas que sofriam com dores articulares ou câimbras e conseguiram resolver isso consumindo a geleia de pé de galinha.
Inclusive pessoas que sofriam com osteoporose e depois da bênção do colágeno, repetiram os exames apenas para comprovar que haviam se curado.
Muitas dores podem ser resolvidas de forma barata e simples, sem precisar de remédios, sem sobrecarregar o fígado com cargas de químicos.

Porém, muitos costumes vão se perdendo e com a alimentação suja tão frequente hoje em dia, apenas enriquecem as farmácias, que estão de olho em cada esquina.
Antigamente era muito comum o consumo de pés de galinha, principalmente em sopas.
Hoje em dia há um preconceito, uma cara de nojo quando vêem as patinhas de frango.
O Brasil exporta toneladas de pés de galinha em contêiners para a ásia há anos e no entanto, é um produto que muitos torcem o nariz por aqui.
Os pés de galinhas pode ser difícil de serem encontrados em supermercados, justamente por serem destinados à exportação, mas em feiras são mais fáceis de achar.
Procure, pois vale a pena.
Se você tiver sorte e encontrar pés de frango caipira, criado solto, perceberá que são até mais duros na hora de cortar, pois são de animais mais resistentes e nutridos.
Geralmente não sabemos exatamente o que estamos comendo, vamos apenas pelo gosto, quando ingerimos embutidos e processados.
Mas um puro e simples pé de galinha é tão nutritivo e benéfico e mal são procurados nas feiras, açougues e supermercados.
Além de baratos, os pés de frango são riquíssimos em colágeno, tão caros quando compramos nas farmácias.
Vamos à receita de geleia de pé de galinha.
Ingredientes
- 1 kg de pé de galinha (sem unhas)
- 2 cebolas com casca
- 50 gramas de açafrão/cúrcuma
- 1 colher (de sopa) de sal
- Pimenta do reino a gosto
- 4 colheres (de sopa) de vinagre de maçã
Modo de preparo
- Corte os pés de galinhas em 2 ou 3 partes para facilitar o cozimento.
- Coloque todos os ingredientes na panela de pressão.
- Encha com água até chegar a uns 4 dedos de água acima dos ingredientes.
- Cozinhe na pressão por 1 hora e meia. Assim que pegar pressão, deixe em fogo baixo.
- Depois de cozido, você verá que se quebrarão facilmente. coloque todo o conteúdo da panela no liquidificador e bata bem.
- Coe o caldo em uma peneira, de preferência de metal porque o líquido estará muito quente, e ele engrossa conforme esfria. Não é muito fácil peneirar o caldo depois de morno. Sobra bem pouco resíduo.
- Adicione em recipientes e congele para ir utilizando aos poucos. Ou coloque em uma forma de assar, depois que esfriar e ficar gelatinosa, corte em cubinhos e leve para congelar numa sacolinha ou pote.
Como comer a geleia de pé de galinha
Além de ser gostoso, para aproveitar melhor os benefícios do colágeno em suas articulações, ossos, pele, cabelo e unhas, consuma duas colheres por dia.
Veja as opções de onde misturar a geleia/patê de pé de frango:
- Em sopas
- No cozimento do arroz
- Preparo de molhos
- Substituto do caldo de galinha de mercado
- No pão
- No café
Como armazenar
Distribua em pequenos potes de plástico, um deve ficar na geladeira e os outros devem ser congelados.
A geleia de pé de galinha dura até 10 dias na geladeira, aí é só ir descongelando os outros potinhos quando o que estiver na geladeira acabar.
Benefícios do patê de pé de frango
Classificada como suplemento alimentar, o caldo concentrado de pé de galinha, que depois de pronto se transforma em uma geleia gelatinosa, traz inúmeros benefícios ao nosso organismo por ser uma fonte de colágeno puro e de cálcio.
O colágeno é uma proteína que ajuda na:
- Regeneração e cicatrização dos tecidos celulares
- Combate a flacidez cutânea e muscular
- Fortalecimento de todas as articulações
- Fortalece unhas e cabelos
- Rejuvenesce a pele
- Fortalece os ossos
- Favorece a saúde dos olhos
Além dessa receita de geleia de pé de galinha, tão rica em colágeno, você também pode gostar dessa receita de caldo de ossos.

Eu gostaria de saber quantas gramas de colágeno tem em uma colher de sopa dessa geleia
Alguém me ajude por favor.
Preciso consumir desta geleia de pés de galinha, por conta de artrose na bacia. Porém tenho colesterol alto e uso medicação diária para controle e também tenho estenose nas carótidas.
Seria prejudicial o uso desta geleia?
Obrigada
Boa tarde, estou com uma Degeneração discal na coluna dorsal e por conta disso uma inflamação o Nervo ciático, essa geleia ajuda?
Gratidão por responder.
Olá Mara! A geléia de pé de galinha ajuda muito com as dores nas articulações devido sua alta concentração de colágeno. Não sei informar se o colágeno influencia no nervo ciático. Acho que vale você conversar sobre isso com seu médico. De todo modo, você sempre terá benefícios consumindo colágeno. Obrigada!
Adorei saber dos benefícios do pé de galinha.
Gostaria de saber como e onde usar as duas colheres diária desta geléia.
Muito obrigada
Mas comer os ossinhos não faz mal?
Olá Eliane. Depois de cozidos, os ossinhos ficam molezinhos devido ao colágeno. O bom de cozinhar na pressão e bater no liquidificador é justamente poder consumir os ossinhos facilmente. Ou você pode comer mesmo, sem ser em geleia. Beijos!
Boa noite!
Gostaria de vrr a resposta da Suely Freitas dobre o colesterol.
O pe de galinha pode aumentar o colesterol?