Molho de Tomate Caseiro (congele ou pasteurize)

Molho de Tomate Caseiro

Molho de Tomate Caseiro

Molho de Tomate Caseiro

Receita de molho de tomate caseiro em grande quantidade para armazenar congelado ou pasteurizar em casa e guardar na dispensa. Receita com 5kg de tomates.

Molho de Tomate Caseiro
Molho de Tomate Caseiro
Imagem: Reprodução | Divulgação

Molho de Tomate Caseiro

Hoje temos por aqui Molho de Tomate Caseiro que a Chef Delicatessen vai nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 180 minutos esta maravilha de receita da categoria Molho para seus convidados. A receita pode render até 2 porções e é bem simples de fazer.

Todo mundo adora um bom molho de tomate caseiro. Especialmente se você gosta do sabor de tomates frescos, este é o molho certo para você!

O molho de tomate caseiro é um molho brasileiro feito com tomate, cebola e alho. É muito versátil e pode ser usado em uma variedade de receitas, como molho para cachorro quente, sopas e ensopados. É importante que os tomates estejam maduros e a cebola bem picada para fazer este molho. Os ingredientes são picados finamente e depois fervidos em uma panela em fogo médio por cerca de 10 minutos.

É uma ótima opção para muitos pratos e é muito fácil de preparar. Muitas pessoas fazem esse tipo de molho porque é mais barato e mais saudável do que os molhos de tomate comprados no supermercado. Fazer um molho do zero também é uma maneira fácil de adicionar um toque personalizado a um prato que você está cozinhando.

A maioria das marcas de molhos e até extratos de tomates nas prateleiras dos mercados, são compostas por açúcar, amido, óleo de soja, acidulantes, colorantes e estabilizantes. Se você prefere uma alimentação mais limpa, já deve ter encontrado essa dificuldade ao fazer as compras.

Nada melhor do que uma receita caseira, somente com os ingredientes que você deseja e conhece, e ainda economiza dinheiro, pois vai render muito mais.

Algumas pessoas gostam de adicionar alguns temperos, como salsa, manjericão e orégano. Em seguida, é transformado em molho adicionando azeite. Todo mundo tem sua própria receita e algumas pessoas colocam um pouco de vinagre, além de vinho ou conhaque.

Ela pode ser utilizada para os mais diferentes tipos de receitas, desde um macarrão com molho de tomate, a panquecas, tortas e outras tantas que podem tornar uma refeição ainda mais deliciosa.

Em muitas casas essa é uma das receitas mais deliciosas e preferidas quem sabe para aquela refeição especial ou mesmo, para o almoço de domingo em que toda a família estará reunida.

Molho temperado

O molho de tomate caseiro é uma das receitas mais versáteis pois, pode ser preparado tanto seguindo à risca a receita, como adaptado para trazer o sabor, leveza e toque que desejar, de acordo com o seu gosto.

A receita pode ser preparada para que o molho fique mais vermelho e bem encorpado ou não, dependendo do gosto e paladar daqueles que irão saborear essa riqueza.

Quanto tempo dura o molho de tomate caseiro

Como o molho de tomate caseiro não leva conservantes, a validade na geladeira é de 3 a 5 dias. Menor do que um molho industrializado.

Você já deve ter visto o molho de tomate com bolor por cima, significa que o tempo aberto e guardado na geladeira foi mais de uma semana.

O bolor é a única característica que indica que o molho venceu, mas mesmo antes desse prazo, bactérias já podem estar se multiplicando e causar uma doença alimentar.

Sempre que for utilizar, reaqueça o molho para que elimine qualquer bactéria que esteja querendo se proliferar ali.

Como armazenar molho de tomate caseiro

É muito comum não utilizarmos todo o molho no preparo da comida. Se sobrar uma grande quantidade ou você preparar já pensando em armazenar, saiba como guardar e ter seu molho de tomate fresco para as refeições futuras.

O molho de tomate pode ser congelado ou então armazenado nas prateleiras da sua despensa.

Pasteurização caseira

A pasteurização caseira permite que você guarde o molho em potes vedados em perfeitas condições por até 6 meses.

  1. Lave os fracos de vidros com tampa hermética;
  2. Coloque um pano limpo no fundo de uma panela e coloque os frascos cheios de água dentro;
  3. Encha a panela até a metade de água;
  4. Deixe ferver por 30 minutos;
  5. Retire a água e deixe os fracos emborcados em um pano limpo até secarem bem;
  6. Despeje o molho de tomate ainda bem quente, tampe bem e emborque-os novamente sobre o pano para que saia totalmente o ar e está pronto, é só guardar.

Congelar o molho

Para congelar o molho de tomate caseiro, coloque em potes assim que estiverem prontos, ainda quente. Pode ser em saquinho também, retire todo o ar que conseguir e leve a um freezer que consiga congelar rapidamente.

O tempo de conservação depende de um congelamento eficaz e de um freezer de qualidade. Em média, o molho pode ficar congelado por volta de três meses.

A recomendação para o molho branco caseiro é de que é melhor não serem congelados, pois embora não seja prejudicial ao consumo, o creme tende a qualhar quando você reaquece o molho branco, estragando a textura. Então prefira fazer em menores quantidades e utilizar todo na sua receita.

Agora vamos a essa receita de molho de tomate caseiro!

Ingredientes Para Molho de Tomate Caseiro


  • 5 kg de tomates italianos maduros
  • 3 cebolas
  • 5 dentes de alho
  • 3 colheres (de sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • Manjericão fresco a gosto

Como Fazer Molho de Tomate Caseiro


  • Preparar os tomates
    Leve uma panela grande com água para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e corte um X na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo.
  • Retirar a pele dos tomates
    Assim que a água começar a ferver, mergulhe os tomates, aos poucos e deixe cozinhar até a pele começar a soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo, com o choque térmico a pele sai facilmente. A partir do corte em X, puxe e descarte a pele. Transfira os tomates pelados para um novo recipiente e repita com o restante, reponha o gelo na tigela conforme for derretendo para manter a água bem fria.
  • Refogar
    Numa panela grande refogue as cebolas picadas e os dentes de alho;
  • Bater no liquidificador
    Enquanto isso, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Bata os tomates em etapas no liquidificador, sem acrescentar água, para preparar um molho mais rústico, com pedaços, bata no modo pulsar para triturar; se preferir um molho tradicional mais fluido bata até ficar liso.
  • Cozinhar para reduzir
    Junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e pimenta e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, então abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado, atenção, dependendo do tamanho de sua panela, se mais funda ou mais larga, o tempo total de cozimento pode variar. Veja se o tempero está bom. Adicione 1 maço de manjericão fresco e deixe cozinhar por mais 2 minutos para perfumar e armazene seu molho de tomate.

HISTÓRIAS DA WEB:



Informações Adicionais


Essa receita rende 2,5kg de molho de tomate. Aproximadamente 2,2 litros.