Ovos Cremosos com Alho Poró

Essa receita de ovos cremosos com alho poró é assada e você vai se surpreender com esta versão de ovos.

Sabemos que os ovos são um alimento de altíssimo valor nutricional e curinga nas receitas de baixo carboidrato.

Para fugir dos tradicionais, ovos fritos, cozidos ou omeletes apresentamos esses ovos cremosos fáceis de fazer e ainda por cima ficam lindos.

Geralmente em receitas de ovos cremosos encontramos ovos mexidos na frigideira.

Nesta receita os ovos ficam inteiros sob o creme de leite e outros temperos.

Ovos cremosos assados. Fonte.

Ingredientes dos ovos cremosos com alho poró

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 pimentão vermelho grande em fatias finas
  • 1 alho-poró inteiro picado
  • 1 cebola picada
  • 6 ovos
  • Sal
  • Pimenta
  • 12 colheres de sopa de creme de leite
  • Queijo parmesão ralado
  • Salsinha e cebolinha picadas
Ovos com creme de leite. Fonte.

Modo de preparo dos ovos cremosos

  1. Pré-aqueça o forno a 200°;
  2. Em uma pequena frigideira em fogo médio derreta 2 colheres de sopa de manteiga. Adicione o pimentão, o alho-poró e a cebolinha. Refogue até que os pimentões estejam macios. Retire do fogo.
  3. Coloque 6 refratários estilo ramequim com manteiga em uma assadeira e divida a mistura de pimentão por igual entre os pratos fazendo um pequeno “poço” em cada um para o ovo.
  4. Quebre os ovos com cuidado no “poço”. Cubra cada ovo com 2 colheres de sopa de creme de leite, sal, pimenta e queijo parmesão ralado.

Asse por 10-15 minutos. Até que as claras mal estejam firmes e as gemas ainda escorrendo. (Os ovos continuarão a cozinhar por alguns minutos após a remoção).

Uma introdução aos ovos

Tanto a clara quanto a gema de um ovo são ricas em nutrientes, incluindo proteínas, vitaminas e minerais. A gema também contém colesterol, vitaminas solúveis em gordura (como as vitaminas D e E) e ácidos graxos essenciais. Os ovos também são um ingrediente importante e versátil para cozinhar, já que sua composição química particular é literalmente a cola de muitas reações de cozimento importantes.

Desde a domesticação da galinha, as pessoas se divertem e se alimentam com ovos. Como um símbolo de fertilidade e renascimento de longa data, o ovo ocupou seu lugar na história religiosa e também na culinária. No cristianismo, o símbolo do ovo decorado tornou-se sinônimo de Páscoa. Existem muitos tipos diferentes de ovos disponíveis, os mais comumente criados são ovos de galinha, enquanto as opções mais gourmet incluem ovos de pato, ganso e codorna.

Destaques nutricionais

Os ovos são uma boa fonte de proteína barata e de alta qualidade. Mais da metade da proteína de um ovo é encontrada na clara do ovo, que também inclui vitamina B2 e quantidades menores de gordura do que a gema. Os ovos são fontes ricas em selênio, vitamina D, B6, B12 e minerais como zinco, ferro e cobre. A gema do ovo contém mais calorias e gordura do que a clara. São fonte de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e de lecitina, composto que possibilita a emulsificação em receitas como maionese.

Algumas marcas de ovo agora contêm ácidos graxos ômega-3, dependendo do que as galinhas foram alimentadas. Os ovos são considerados uma fonte “completa” de proteína, pois contêm todos os nove aminoácidos essenciais, aqueles que não podemos sintetizar em nosso corpo e que devemos obter com nossa dieta.

Um ovo médio cozido contém:

  • 84 calorias
  • 8,3g de proteína
  • 5,7g de gordura
  • 1,6g de gordura saturada

Como selecionar e armazenar os ovos

Escolha ovos de galinhas criadas ao ar livre ou criadas organicamente. Os ovos devem ser sempre inspecionados visualmente antes da compra. É melhor verificar se há rachaduras ou líquido na caixa para garantir que não haja nenhum quebrado. Os ovos são armazenados melhor no corpo principal da geladeira, onde podem permanecer por até um mês (marque a data de validade na caixa). Ovos com alto teor de ácidos graxos ômega-3 devem ser consumidos o mais cedo possível para manter esses óleos frescos.

Além de gostosos ainda são essenciais em nossa alimentação. Tudo faz sentido!

Se você gostou desses ovos cremosos não deixe de conferir nossas outras Receitas Low Carb.

Deixe um comentário