Início » Prato Único

Tutu de Feijão

Tutu de Feijão


PREPARO

60 Minutos


RENDIMENTO

12 Porções


FAVORITOS

33


CHEFF

Delicatessen


Tutu de Feijão

Hoje temos por aqui Tutu de Feijão que Delicatessen veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 60 minutos esta maravilha de Prato Único para seus convidados. A receita pode render até 12 Porções e é muito simples de fazer...

O Tutu de Feijão, também conhecido como virado de feijão é mais um prato típico da culinária brasileira e não tem como não gostar se você gosta de feijão.

Você conhece algum brasileiro que não goste de arroz e feijão?

Cremoso e saudável, o Tutu de Feijão não é apenas nutritivo, mas também um dos alimentos mais amados do Brasil. Acompanhado de arroz e couve, pode acalmar até a alma mais inquieta!

Tutu de feijão é um prato brasileiro feito de purê de feijão e engrossado com farinha de mandioca. É popular em todo o Brasil, mas principalmente associado ao estado de Minas Gerais, por isso também é chamado de Tutu à Mineira .

Que tipo de feijão é usado para o Tutu de Feijão?

O Tutu à Mineira é tradicionalmente feito com feijão preto ou carioca.

Embora esta receita peça a variedade preta, costumo fazer com qualquer tipo que tenha à mão. Feijão preto, feijão pinto e até feijão branco – todos são ótimos para o Tutu de Feijão!

Devo deixar o feijão de molho durante a noite?

Deixar os feijões de molho durante a noite ajuda a reduzir o tempo que eles têm para cozinhar e contribui para sua melhor textura, com menos feijões rachados e estourados.

No entanto, se você esqueceu de deixá-los de molho (acontece frequentemente) ou simplesmente não tem tempo para fazê-lo, você pode cozinhá-los a seco sem deixar de molho.

Levarão mais tempo para cozinhar, mas eventualmente chegarão lá, prometo!

O que servir com Tutu de Feijão?

Este prato é geralmente servido com arroz branco, couve e molho vinagrete. Picadinho e ovos fritos também são obrigatórios, principalmente em restaurante!

E se você conhece, o Virado à Paulista pede o tutu de feijão como base.

Como reaquecer o tutu

Tem sobras? A melhor maneira de aquecê-los também é no fogão.

Coloque o feijão frito em uma panela e reaqueça em fogo médio-baixo, adicionando água conforme necessário para restaurar a consistência original.

Se precisar usar o micro-ondas, coloque o tutu de feijão em um recipiente coberto e leve ao fogo alto por cerca de 2 minutos ou até ficar morno. Mexa, adicione um pouco de água se necessário (o tutu secará facilmente no microondas) e sirva.

Posso congelar o Tutu à Mineira?

Sim, você pode congelar o feijão frito (tutu) em um recipiente hermético por até 3 meses.

Quando estiver pronto para servir, descongele durante a noite na geladeira e reaqueça. O tutu estará grosso, então você precisará adicionar água para restaurar a consistência original.

Imagens: https://www.youtube.com/watch?v=53_b2fU6FTA&t=1s


Ingredientes Para Tutu de Feijão

  • 1 litro de água
  • 1 xícara 240 ml de feijão
  • 5 colheres de (sopa) de óleo ou banha ou azeite
  • 1/2 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 e 1/2 colher de (sopa) de extrato de tomate
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal a gosto
  • 3 colheres de (sopa) de farinha de mandioca

Como Fazer Tutu de Feijão


Cozinhando o feijão

Adicione em uma panela de pressão, 1 litro de água e 1 xícara 240 ml de feijão. Leve a panela de pressão ao fogo médio. Após pegar pressão, deixe cozinhar de 30 a 35 minutos.


Bater o feijão

Deixe o feijão cozido ficar morno e despeje o feijão em um liquidificador. Rende aproximadamente 3 xícaras de feijão cozido batido. Reserve.


Adicione

Leve uma panela ao fogo, adicione 5 colheres de (sopa) de óleo ou banha ou azeite, 1/2 cebola picadinha, deixe a cebola dar uma murchada, depois adicione 3 dentes de alho picados.


Misturar

Agora adicione o feijão batido que estava reservado. Adicione tambem 1 e 1/2 colher de (sopa) de extrato de tomate, adicione pimenta do reino a gosto e sal a gosto. Misture bem!


Adicione a farinha

Adicione 3 colheres de (sopa) de farinha de mandioca, misture bem! Deixe ferver por 2 minutos em fogo baixo.


Ponto do tutu

Verifique se está bom de sal, continue mexendo até o tutu soltar do fundo da panela. Na hora de empratar você pode finalizar com cheiro verde a gosto.


Prontinho

Está pronto nosso famoso e gostoso tutu de feijão. Aproveite, seja feliz!





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas