Início » Porco

Como Temperar Pernil Usando Cerveja

Como Temperar Pernil Usando Cerveja


PREPARO

240 Minutos


RENDIMENTO

1 Porções


FAVORITOS

25


CHEFF

Delicatessen


Como Temperar Pernil Usando Cerveja

Hoje temos por aqui Como Temperar Pernil Usando Cerveja que Delicatessen veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 240 minutos esta maravilha de Porco para seus convidados. A receita pode render até 1 Porções e é muito simples de fazer...

O pernil é uma opção de carne certeira para o Natal e também para o Ano Novo (como diz o ditado, o porco fuça para a frente, o que trás progresso para o novo ano)

Você também pode usar a cerveja preta para temperar frango e assar.

Asse em papel alumínio ou então em saco de papel celofane. Lembre de virar o pernil enquanto assa para que todo ele possa cozinhar no molho temperado.

Antes de terminar de assar abra o papel e deixe por 30 minutos para que o pernil fique dourado e com uma crostinha gostosa de gordura.

Pernil Assado na Cerveja

Para assar o pernil com esse tempero, a cerveja deve ser escura. A cerveja preta age na carne, deixando ela mais macia e pronta para absorver o restante dos ingredientes do molho.

A cerveja preta, em boa parte dos rótulos, o teor alcoólico não passa de 4%. O pernil de porco não vai ficar com gosto de cerveja, pois do mesmo jeito quando fazemos uma comida flambada, o álcool evapora.

A função da cerveja preta na carne é deixá-la macia e com a suculência dos temperos.

Quanto tempo para assar pernil de porco?

O tempo que leva para assar um pernil no forno depende do tamanho do pernil e também do seu tipo de forno. O cálculo básico indica que é necessário 1h30 de forno para cada 1 quilo de pernil que esteja assando coberto com papel alumínio. Ou seja, para 3 quilos de pernil você precisa deixá-lo assando por 3-4 horas.

Dica: Confira o ponto da carne após assar pelo tempo indicado.

Veja agora a receita de como temperar pernil com cerveja preta.


Ingredientes Para Como Temperar Pernil Usando Cerveja

  • 3 kg de pernil
  • 1 lata de cerveja Malzbier
  • Suco de 2 limões
  • Suco de 2 laranjas
  • 5 dentes de alho
  • 2 cebolas picadas
  • 2 colheres (de sopa) de sal
  • 2 ramos de alecrim
  • Cravo a gosto
  • Manjericão, salsinha e cebolinha a gosto
  • 4 folhas de louro
  • 2 xícaras de água

Como Fazer Como Temperar Pernil Usando Cerveja


Tempero para o pernil

Misture todos os ingredientes para o tempero no liquidificador, com água e a cerveja preta, se não quiser usar o liquidificador, pique a cebola e o alho em pedacinhos bem pequenos;


Cortes para penetrar o tempero

Faça cortes cruzados na carne e na gordura e coloque o pernil num refratário, despeje todo o molho temperado de modo que o tempero penetre bem nos cortes, use um pincel de cozinha se você tiver, espete os cravos entre os cortes;


Marinar

Cubra com filme plástico e deixe marinando por 8h ou de um dia para o outro na geladeira, vire o pernil na metade do tempo, para que todo ele pegue o sabor do tempero.


Assar o pernil suculento

Transfira o pernil com todo o molho para uma assadeira e cubra com papel alumínio com a parte da gordura virada para baixo, deixe descansar por 30 minutos fora da geladeira para que não aconteça um choque térmico e perca a suculência. Leve para assar em forno médio a 180ºC. Asse por 3 ou 4 horas virando o pernil na metade do tempo. Na última meia hora abra com cuidado o papel alumínio e deixe o pernil dourar.


Pernil na cerveja preta pronto

Depois disso seu pernil assado na cerveja preta está pronto e suculento! Retire e espere por 5 minutos antes de cortar, para que os temperos repousem e a carne fique suculenta. Depois pode fatiar e deliciar-se. Bom apetite e aproveite seu Natal!





4 thoughts on “Como Temperar Pernil Usando Cerveja”
  1. Miriam disse:

    Em vez de assar no forno pode fazer assado na panela?

    1. Pode sim Miriam, sele a carne e cozinhe após pegar pressão com um pouco de molho por 20 minutos, depois cozinhe por mais 20 minutos com a panela sem tampa. Fica ótimo também!

  2. CYNTHIA ROBERTA DOS SANTOS. disse:

    Eu adoro as receitas de vcs

    1. Delicatessen disse:

      Que amor Cynthia. Muito obrigada. Estou postando mais receitas. ❤️ Bjos, Denise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas Relacionadas

Publicações Recomendadas