Início » Molho

Molho de Tomate Caseiro

Molho de Tomate Caseiro

PREPARO

180 Minutos


RENDIMENTO

2 Porções


FAVORITOS

44


CHEFF

Delicatessen


Molho de Tomate Caseiro

Hoje temos por aqui Molho de Tomate Caseiro que Delicatessen veio nos ensinar a fazer. Você pode preparar em 180 minutos esta maravilha de Molho para seus convidados. A receita pode render até 2 Porções e é muito simples de fazer...

Todo mundo adora um bom molho de tomate caseiro. Especialmente se você gosta do sabor de tomates frescos, este é o molho certo para você!

O molho de tomate caseiro é um molho brasileiro feito com tomate, cebola e alho. É muito versátil e pode ser usado em uma variedade de receitas, como molho para cachorro quente, sopas e ensopados. É importante que os tomates estejam maduros e a cebola bem picada para fazer este molho. Os ingredientes são picados finamente e depois fervidos em uma panela em fogo médio por cerca de 10 minutos.

É uma ótima opção para muitos pratos e é muito fácil de preparar. Muitas pessoas fazem esse tipo de molho porque é mais barato e mais saudável do que os molhos de tomate comprados no supermercado. Fazer um molho do zero também é uma maneira fácil de adicionar um toque personalizado a um prato que você está cozinhando.

A maioria das marcas de molhos e até extratos de tomates nas prateleiras dos mercados, são compostas por açúcar, amido, óleo de soja, acidulantes, colorantes e estabilizantes. Se você prefere uma alimentação mais limpa, já deve ter encontrado essa dificuldade ao fazer as compras.

Nada melhor do que uma receita caseira, somente com os ingredientes que você deseja e conhece, e ainda economiza dinheiro, pois vai render muito mais.

Algumas pessoas gostam de adicionar alguns temperos, como salsa, manjericão e orégano. Em seguida, é transformado em molho adicionando azeite. Todo mundo tem sua própria receita e algumas pessoas colocam um pouco de vinagre, além de vinho ou conhaque.

Ela pode ser utilizada para os mais diferentes tipos de receitas, desde um macarrão com molho de tomate, a panquecas, tortas e outras tantas que podem tornar uma refeição ainda mais deliciosa.

Em muitas casas essa é uma das receitas mais deliciosas e preferidas quem sabe para aquela refeição especial ou mesmo, para o almoço de domingo em que toda a família estará reunida.

Molho temperado

O molho de tomate caseiro é uma das receitas mais versáteis pois, pode ser preparado tanto seguindo à risca a receita, como adaptado para trazer o sabor, leveza e toque que desejar, de acordo com o seu gosto.

A receita pode ser preparada para que o molho fique mais vermelho e bem encorpado ou não, dependendo do gosto e paladar daqueles que irão saborear essa riqueza.

Quanto tempo dura o molho de tomate caseiro

Como o molho de tomate caseiro não leva conservantes, a validade na geladeira é de 3 a 5 dias. Menor do que um molho industrializado.

Você já deve ter visto o molho de tomate com bolor por cima, significa que o tempo aberto e guardado na geladeira foi mais de uma semana.

O bolor é a única característica que indica que o molho venceu, mas mesmo antes desse prazo, bactérias já podem estar se multiplicando e causar uma doença alimentar.

Sempre que for utilizar, reaqueça o molho para que elimine qualquer bactéria que esteja querendo se proliferar ali.

Como armazenar molho de tomate caseiro

É muito comum não utilizarmos todo o molho no preparo da comida. Se sobrar uma grande quantidade ou você preparar já pensando em armazenar, saiba como guardar e ter seu molho de tomate fresco para as refeições futuras.

O molho de tomate pode ser congelado ou então armazenado nas prateleiras da sua despensa.

Pasteurização caseira

A pasteurização caseira permite que você guarde o molho em potes vedados em perfeitas condições por até 6 meses.

  1. Lave os fracos de vidros com tampa hermética;
  2. Coloque um pano limpo no fundo de uma panela e coloque os frascos cheios de água dentro;
  3. Encha a panela até a metade de água;
  4. Deixe ferver por 30 minutos;
  5. Retire a água e deixe os fracos emborcados em um pano limpo até secarem bem;
  6. Despeje o molho de tomate ainda bem quente, tampe bem e emborque-os novamente sobre o pano para que saia totalmente o ar e está pronto, é só guardar.

Congelar o molho

Para congelar o molho de tomate caseiro, coloque em potes assim que estiverem prontos, ainda quente. Pode ser em saquinho também, retire todo o ar que conseguir e leve a um freezer que consiga congelar rapidamente.

O tempo de conservação depende de um congelamento eficaz e de um freezer de qualidade. Em média, o molho pode ficar congelado por volta de três meses.

A recomendação para o molho branco caseiro é de que é melhor não serem congelados, pois embora não seja prejudicial ao consumo, o creme tende a qualhar quando você reaquece o molho branco, estragando a textura. Então prefira fazer em menores quantidades e utilizar todo na sua receita.

Agora vamos a essa receita de molho de tomate caseiro!


Ingredientes Para Molho de Tomate Caseiro

  • 5 kg de tomates italianos maduros
  • 3 cebolas
  • 5 dentes de alho
  • 3 colheres (de sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • Manjericão fresco a gosto

Como Fazer Molho de Tomate Caseiro


Preparar os tomates

Leve uma panela grande com água para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e corte um X na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo.


Retirar a pele dos tomates

Assim que a água começar a ferver, mergulhe os tomates, aos poucos e deixe cozinhar até a pele começar a soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo, com o choque térmico a pele sai facilmente. A partir do corte em X, puxe e descarte a pele. Transfira os tomates pelados para um novo recipiente e repita com o restante, reponha o gelo na tigela conforme for derretendo para manter a água bem fria.


Refogar

Numa panela grande refogue as cebolas picadas e os dentes de alho;


Bater no liquidificador

Enquanto isso, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Bata os tomates em etapas no liquidificador, sem acrescentar água, para preparar um molho mais rústico, com pedaços, bata no modo pulsar para triturar; se preferir um molho tradicional mais fluido bata até ficar liso.


Cozinhar para reduzir

Junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e pimenta e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, então abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado, atenção, dependendo do tamanho de sua panela, se mais funda ou mais larga, o tempo total de cozimento pode variar. Veja se o tempero está bom. Adicione 1 maço de manjericão fresco e deixe cozinhar por mais 2 minutos para perfumar e armazene seu molho de tomate.


Informações Adicionais

Essa receita rende 2,5kg de molho de tomate. Aproximadamente 2,2 litros.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEITAS RELACIONADAS

PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS