Abobrinha cremosa com frango e bacon

Essa abobrinha cremosa com frango e bacon entra na grande variedade de receitas de baixo carboidrato que tornam a dieta muito ampla e acessível para vários paladares.

Como camaleão da culinária mundial, a abobrinha é conhecida por sua versatilidade. O sabor suave desta abóbora combina bem com uma grande variedade de receitas. Muitos entusiastas valorizam a abobrinha por suas calorias limitadas e alto teor de nutrientes.

Embora seja muitas vezes considerada e usada como um vegetal, a abobrinha é tecnicamente uma fruta. Como uma variedade de abóbora, é colhida e comida quando imatura. Isso a diferencia de outros tipos de abóbora, assim como sua casca macia.

A abóbora é nativa da América Central e do México, mas também faz parte de uma grande variedade de cozinhas internacionais há séculos. Variedades alongadas de abóbora começaram a aparecer nas cozinhas italianas já em 1600, mas a primeira descrição do produto com o nome “abobrinha” não apareceu até o início de 1900.

Ingredientes do caldo cremoso de abobrinha

  • 1 abobrinha grande picada
  • 1 colher de requeijão cremoso
  • Azeite
  • 50 gramas de bacon em cubos
  • 1 tomate picado
  • 1 cebola picada
  • 1 punhado de couve manteiga
  • 150 gramas de frango desfiado
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Cebolinha e coentro a gosto

Dica: Substitua o bacon por linguiça.

Modo de preparo

  1. Em uma panela refogue a cebola no azeite;
  2. Adicione a abobrinha, o tomate, os temperos e deixe dourar;
  3. Acrescente água e deixe cozinhar;
  4. Assim que a abobrinha amolecer, escorra a água e adicione o requeijão;
  5. No liquidificador, processador ou mixer, bata até virar um creme;
  6. Volte a mistura para a panela e adicione o frango desfiado;
  7. Frite o bacon até ficar no ponto desejado e coloque por cima do caldo;
  8. Sirva quentinho e aproveite!

Benefícios da abrobrinha para a saúde

A abobrinha contém muitas vitaminas, minerais e antioxidantes importantes. Possui alto teor de fibras e baixa contagem de calorias. As fibras desempenham um papel importante na digestão e podem limitar a probabilidade de sofrer de uma variedade de problemas gastrointestinais.

Prevenção do câncer

A abobrinha contém zeaxantina e vários outros compostos que podem desempenhar um papel na prevenção do estresse oxidativo. Isso, por sua vez, pode limitar a probabilidade de desenvolver câncer.

Prevenção e gerenciamento de diabetes

A abobrinha é rica em vitamina B6. A pesquisa sugere que esta vitamina pode ajudar a regular a glicose no sangue. A vitamina pode até ter um papel protetor contra o diabetes.

Melhor saúde ocular

Compostos como a luteína e a zeaxantina protegem as células do olho filtrando os comprimentos de onda da luz azul. Uma dieta rica nesses compostos pode reduzir o risco de desenvolver catarata ou outros problemas de saúde oculares.

Coisas a serem observadas

A abobrinha é freqüentemente usada como substituto de macarrão ou outros ingredientes ricos em carboidratos. Embora isso possa diminuir drasticamente a contagem de calorias de uma refeição, receitas incluindo abobrinha ainda podem apresentar molhos pesados ​​com alto teor de calorias e gordura.

Outra causa potencial de preocupação: as alergias à abobrinha são surpreendentemente comuns. Os sintomas podem incluir diarreia e náuseas, entre outros.

Como preparar abobrinha

Abobrinhas estão frequentemente disponíveis em supermercados e feiras. No supermercado, a abobrinha pode ser encontrada fresca ou congelada em várias formas, incluindo picada ou em tiras finas.

Muitas pessoas preferem cultivar abobrinhas em jardins, pois são uma abóbora altamente resistente. Idealmente, elas devem ser plantadas em locais que recebam pelo menos seis horas de luz solar por dia. Pouco esforço é necessário para produzir um alto rendimento, embora condições como calor excessivo ou umidade limitada possam produzir um sabor ligeiramente amargo.

Quando armazenada em um saco plástico na geladeira, a abobrinha pode durar até uma semana. Também pode ser armazenado por até três meses no congelador.

Quer você cultive ou compre abobrinha, sinta-se à vontade para usar as seguintes ideias para incorporá-la em deliciosos lanches ou refeições:

  • Use creme de leite e queijo para criar um molho para misturar as abobrinhas como um substituto com menos carboidratos para o macarrão com queijo.
  • Desfrute de abobrinha com homus ou molho de iogurte grego.
  • Misture o macarrão de abobrinha em seu molho de macarrão favorito. Adicione queijo muçarela e pedaços de salsicha para um sabor extra.
  • Adicione a abobrinha a qualquer vegetal refogado. Tempere com seu molho de preferência. 
  • Adicione a abobrinha ralada a uma saborosa mistura para panquecas, que também pode incluir cebola e queijo.
  • Inclua abobrinha ralada em hambúrgueres, grão de bico ou vegetais. 

Deixe um comentário